Roteiros de Montargil

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

A História e o Património em Montargil

Enviar por E-mail

A Associação Nova Cultura de Montargil tem entre as suas actividades culturais o Núcleo de História e Património, dedicado à investigação, divulgação e sensibilização sobre as riquezas culturais, no seu sentido mais lato, da freguesia de Montargil.

O "Roteiros de Montargil" surge nesta sua fase inicial como espaço de divulgação dos resultados de investigação e recolha documental dos alunos da Escola Secundária de Ponte de Sor, Rafael Raimundo e Tiago Fragoso; o primeiro na recolha e ordenamento de informação sobre as dimensões arqueológica, patrimonial em perímetro urbano e gastronómico; o segundo sobre a digitalição integral da publicação local denominada de "Arauto de Montargil", e a sua publicação online, folha a folha e pesquisável por ano e mês de publicação desde o momento da sua existência inicial - Dezembro de 2008 - até ao mês de Janeiro de 2001, inclusivé.

Futura e progressivamente, este espaço servirá essencialmente o crescimento documental do Núcleo de História e Património da Associação Nova Cultura de Montargil.

 

Monografia de Montargil

Enviar por E-mail

"Contributo para a Monografia de Montargil" é uma compilação de documentos recolhidos pelos autores António Godinho de Carvalho, Joaquim Machoqueira, Lino Mendes e Luis Mendes, numa Edição da Associação Nova Cultura, naquele que é o primeiro livro sobre a História de Montargil - integralmente patrocinado pela Junta de Freguesia de Montargil e Câmara Municipal de Ponte de Sor.

Abrangendo um período temporal que se inicia no período Paleolítico e que vem até aos valores contemporâneos regionais, a Monografia de Montargil está disponível na Associação Nova Cultura de Montargil ou na Junta de Freguesia local. Clique AQUI para encomendar a Monografia de Montargil.

 

Genealogias Alentejanas

Enviar por E-mail

Como resultado de vinte e dois anos de pesquisas de António Godinho de Carvalho - advogado e investigador - , são tratadas neste trabalho diversas famílias do Alentejo (e algumas do Ribatejo), incidindo sobretudo nos séculos XVII a XIX e localizadas em Montargil, Ponte de Sôr, Galveias, Avis, Mora, Portalegre, Vimieira, etc.

O Autor, António Godinho de Carvalho, é Associado Honorário da Associação Nova Cultura de Montargil. Clique AQUI para encomendar online a obra "Genealogias Alentejanas".